A mega coligação visitou o Carmelo de Santa Teresa, onde viveu a Irmã Lúcia. José Manuel Silva, acompanhado de uma comitiva da mega coligação, teve a possibilidade de conversar com as Irmãs Carmelitas, no locutório do Carmelo.

Importa sublinhar que o Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, é o único Carmelo do país a funcionar no edifício original. Depois de um pequeno interregno, após a expulsão das ordens religiosas em 1910, as Irmãs Carmelitas voltaram a recuperar o local em 1946.

O potencial turístico do Carmelo e do Memorial da Irmã Lúcia – encerrado desde o início da pandemia -, foi um dos pontos destacados por José Manuel Silva. Segundo o candidato à presidência da autarquia, a CMC deve potenciar a divulgação deste local e torná-lo um marco de visita incontornável da cidade. As Irmãs Carmelitas mostraram-se totalmente a favor desta proposta, dando conta que, até ao início da pandemia, recebiam vários autocarros por dia de turistas, sendo a sua maioria estrangeiros. Mas, para tal, é necessário garantir algumas respostas fundamentais naquela zona, como são o caso de sanitários e multibanco. 

Os problemas sociais do concelho foram a grande preocupação transmitida pelas Irmãs Carmelitas a José Manuel Silva. Segundo o relato das Irmãs, sobretudo nesta fase de pandemia, “têm sido um para-raios onde vêm parar todos os tipos de pedidos de ajuda”. A atenção “às periferias” e “aos últimos” foi um apelo das Irmãs deixadas à coligação e a que José Manuel Silva prontamente respondeu.