A coligação Juntos Somos Coimbra reuniu com a Associação ‘Os Rodinhas de Portugal’, no Parque Verde do Mondego.

A Associação ‘Os Rodinhas de Portugal’ é uma associação sem fins lucrativos que deriva da Associação Cometa Portugal, fundada em 1995, com a finalidade de promover o estudo e a investigação relativos à deficiência motora. Atualmente, a Associação pretende dar “o contributo para que a sociedade possa acolher todos os cidadãos de forma igual acautelando e tratando sempre o que tem de ser tratado de forma diferente, não discriminando, não excluindo”.

A falta de uma sede própria foi a grande reivindicação apresentada pelos representantes da Associação a José Manuel Silva e à restante comitiva da mega coligação. Neste momento, estão sediados no Serviço de Medicina Física e Reabilitação do CHUC, mas é claramente insuficiente para o trabalho que a Associação tem desempenhado. Por exemplo, para o Banco Empréstimo Produtos de Apoio (BEPA), uma iniciativa que pretende dar resposta rápida e sem burocracias ao acesso a produtos de apoio (cadeiras de rodas, cadeiras de banho, canadianas, etc.), a Associação tem de recorrer à boa vontade de pessoas próximas para armazenar este material. Atualmente, os materiais estão a ser acondicionados num espaço em Condeixa, por falta de um espaço próprio em Coimbra. Importa referir que a Associação já direcionou um pedido à autarquia para a disponibilização de um espaço, ainda em 2018, e em que inclusivamente sugeriram um local, mas estão até hoje sem resposta.

José Manuel Silva lamentou profundamente esta falta de resposta da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), sobretudo quando a autarquia dispõe de vários espaços que estão atualmente vazios e comprometeu-se, caso seja eleito a 26 de setembro, a encontrar um espaço digno, pois pelo trabalho que tem desempenhado, “a Associação ‘Os Rodinhas de Portugal’, merece!”.

As diversas dificuldades que as pessoas portadoras de deficiência motora enfrentam um pouco por toda a cidade de Coimbra foram outro tópico de conversa. “A cidade não é inclusiva”, lamentaram os representantes da Associação, que tem também por objetivo “despertar consciências” e “alertar” a sociedade para os problemas que estes cidadãos enfrentam diariamente.

A propósito, a coligação Juntos Somos Coimbra deu conta de uma das medidas que constam no programa político: “Promover uma sociedade inclusiva, por exemplo adotando medidas específicas orientadas para a acessibilidade do meio físico a pessoas invisuais e com mobilidade reduzida, dando cumprimento à Lei vigente”.