No dia a seguir ao primeiro-ministro António Costa ter prometido uma decisão para a nova maternidade em Coimbra logo a seguir às eleições, a coligação Juntos Somos Coimbra visitou a Maternidade Bissaya Barreto (MBB). José Manuel Silva e a restante comitiva foram recebidos pela administração do CHUC, a direção do Departamento de Saúde Materno Infantil do CHUC e ainda a direção de serviço da MBB.

José Manuel Silva sublinhou persistentemente que é “urgente” e “emergente” que se tome uma decisão em relação à nova maternidade, que deve ser um “verdadeiro serviço de obstetrícia e neonatalogia que ombreie com os respetivos serviços do Hospital de S. João e do Hospital de Santa Maria” e que disponha dos mais modernos recursos técnicos e do acesso imediato a todas as especialidades. A direção do Departamento de Saúde Materno Infantil concordou com esta necessidade e revelou que o CHUC, nas duas maternidades – MBB e Daniel de Matos -, realizar 4.500 partos por ano.

Aproveitando a presença do presidente do Conselho de Administração do CHUC, José Manuel Silva sublinhou que o CHUC “precisa de uma voz política forte ao seu lado”, de forma a conseguir, junto do poder central, travar o desinvestimento de que tem sido alvo. Ainda assim, todos os presentes neste encontro concordaram que o CHUC é ainda uma referência na saúde nacional.