No 1º dia de campanha, ao final da tarde, a comitiva rumou até à UF de Souselas e Botão para a apresentação da candidatura Juntos Somos Souselas e Botão.
Nem a forte chuva que se fez sentir ao final da tarde impediu que a sala do Centro Cívico de Souselas se enchesse para conhecer a equipa liderada por Rui Soares. No discurso de apresentação da lista, Rui Soares destacou o caráter independente da lista e sublinhou como é o único candidato “a trabalhar pela freguesia”. Em jeito de retrospetiva, Rui Soares destacou a chegada dos SMTUC à freguesia. Já a pensar no futuro, o atual presidente da UF reforçou a necessidade de a CMC concretizar a descentralização de competências para as freguesias, tal e qual como está previsto na lei.
Depois do discurso de Rui Soares e de apresentada a lista na íntegra, foi a vez de José Manuel Silva usar a palavra. O candidato pela mega coligação destacou o “enorme potencial do concelho que precisa de ser desenvolvido” e reforçou a ideia já destacada por Rui Soares relativa à descentralização de competências, bem como o reforço dos meios para as freguesias.