José Manuel Silva visitou o projeto de inclusão social “Sabão com Arte”, na Couraça dos Apóstolos, na Alta da cidade.

O projeto, nascido em janeiro de 2015, resulta de uma candidatura do CEIFAC (Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra) ao Programa Escolhas E5G – 2015, sob a tutela do Alto Comissariado para as Migrações, “com o objetivo de promover a inclusão de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social”. 

Atualmente, a unidade produtiva da “Sabão com Arte” encontra-se a produzir sabonetes que recriam a receita medicinal publicada na primeira edição do “Codigo Pharmaceutico Lusitano”, estampada pela imprensa da Universidade em 1835. As embalagens contam com diversas imagens alusivas a Coimbra e à Universidade, entre outros. Depois de uma visita às instalações do projeto, José Manuel Silva teve ainda a oportunidade de conhecer a receita medicinal que está na base dos sabonetes. 

Ainda sem estar garantida a sustentabilidade do projeto, é necessário promover a “Sabão com Arte”, de forma a que possa estar integrada no circuito turístico da cidade, tal como sugeriu José Manuel Silva à responsável do CEIFAC. A propósito, José Manuel Silva recordou uma das 112 propostas expressas no programa da candidatura: “Desenvolvimento da imagem de marca ‘Coimbra’, resultante da estruturação da oferta turística municipal em torno das narrativas que nos tornam únicos”.