No último fim-de-semana, a coligação Juntos Somos Coimbra visitou o Bairro da Fonte do Castanheiro, junto à Arregaça, para avaliar, com um grupo de moradoras, o atual estado e as necessidades mais prementes deste bairro camarário. O candidato à presidência da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) pela mega coligação, José Manuel Silva, fez-se acompanhar da equipa candidata à freguesia de Santo António dos Olivais, sob a liderança de Francisco Rodeiro. De forma a evitar a degradação das habitações do Bairro, José Manuel Silva sugeriu a possibilidade de a CMC vender algumas das habitações aos moradores interessados, o que permitiria conquistar financiamento para a reabilitação de muitas mais habitações, o que por sua vez permitia imediatamente a redução da lista de espera da habitação social.

Com esta visita foi possível perceber que há dezenas de casas com claros sinais de abandono e em avançado estado de degradação, sem serem habitadas “há mais de 20 anos”, segundo o relato das moradoras do Bairro. Recorde-se que a CMC aprovou, em abril deste ano, uma intervenção com vista à reabilitação de 33 habitações municipais. 4 meses depois não há sinal de qualquer intervenção. A falta de limpeza dos terrenos circundantes às habitações camarárias foi outra das reivindicações do grupo de moradoras que acompanhou os candidatos.

 A coligação Juntos Somos Coimbra teve ainda a oportunidade de apreciar a Fonte do Castanheiro (que dá nome ao bairro), um local lendário e pitoresco, mas muito abandonado e a carecer de intervenção e de restauro.