A volta arrancou na Escola do Brinquedo Tradicional Popular, da responsabilidade da Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro.
Este espaço museológico sediado numa antiga escola primária devoluta surgiu de iniciativa comunitária, onde se “acolhe, salvaguarda e dá a conhecer o património constituído por brinquedos tradicionais populares, distintos de outros brinquedos tradicionais, por serem realizados pelas próprias crianças ou por familiares e amigos”. José Manuel Silva referiu que este exemplo “é uma ótima utilização de um bem público”, destacando o excelente trabalho de recolha etnográfica presente neste local.
Depois da visita à Escola, a comitiva da candidatura Juntos Somos Cernache, liderada por Isabel Correia, seguiu para a sede da Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro. Daqui a comitiva seguiu para a da Associação Desportiva e Recreativa da Telhadela, que tem estado fechada devido à pandemia, onde mostraram à coligação a necessidade de substituir o telhado, as janelas/portas e o palco. As visitas da manhã terminaram na sede da Associação Desportiva e Recreativa da Feteira, que também tem estado fechada, e necessita de intervenção urgente para substituir o telhado de fibrocimento.
Já depois de almoço, a comitiva visitou a Associação Desportiva e Recreativa Vilanovense, que acolhe dois grupos de folclore e dinamiza as marchas de São João. À semelhança das outras associações, também têm necessidade de substituir o telhado de fibrocimento. José Manuel Silva e Isabel Correia, acompanhados da restante comitiva, reuniram ainda com a Associação de Pais da EB 1 de Casconha para falar sobre as condições instáveis e a indefinição futura a que têm estado sujeitas as crianças e pais da escola de Casconha. A mega coligação seguiu visita para a Associação Desportiva e Recreativa do Orelhudo, também conhecida como o Clube “Os Vicentinos”, que tem estado a desempenhar um importante papel social, com um projeto de recolha solidária de tampinhas; e para a Associação de Cultura e Recreio os Dragões Unidos de Vila Pouca de Cernache, que foi encerrada pela CMC; e a visita terminou com a União Desportiva e Recreativa de Cernache, no Campo da Moita Santa.