José Manuel Silva visitou a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha, onde funciona também a Coordenação Nacional de Emergência, numa visita conduzida por Gonçalo Órfão e Severino de Oliveira.

José Manuel Silva mostrou-se surpreendido com toda a estrutura da Cruz Vermelha a funcionar em Coimbra e atualmente sediada em vários andares da Avenida Fernão de Magalhães. Como foi notório, e segundo o relato da Direção, a falta de espaço – atualmente ultrapassada com a ocupação de vários andares do mesmo prédio – tem sido um problema que a instituição tem enfrentado. 

Apesar dos vários pedidos direcionados à CMC, a Cruz Vermelha ainda não conseguiu ultrapassar esta questão. Todavia, outros municípios já tentaram acolher a Coordenação Nacional de Emergência da Cruz Vermelha, havendo assim o risco de a Coordenação Nacional sair de Coimbra. Reconhecendo o importante papel da Cruz Vermelha, José Manuel Silva ficou estupefacto com esta falta de resposta por parte da autarquia a um organismo como a Cruz Vermelha.