José Manuel Silva acompanhado por Cláudio Machado, candidato do Juntos Somos Coimbra à União de Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, e outros elementos da mega coligação, visitou o Centro Integrado de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos da ERSUC, em Vil de Matos.

De acordo com a administração da ERSUC, “cerca de metade do lixo recebido por ano é depositado no aterro”, uma vez que não é possível transformá-lo ou usá-lo em valorização energética. Neste sentido, é fundamental apostar na separação de resíduos e, aqui, “o município tem um papel fundamental na sensibilização da população”, fez questão de assinalar José Manuel Silva.

A recolha doméstica “porta a porta” da reciclagem e ainda a separação dos bio resíduos foram outros dos tópicos destacados pela ERSUC, que podem contribuir para uma mudança de paradigma neste setor e contribuir para a diminuição do lixo que é enterrado. Após a reunião, foi possível visitar as várias unidades de tratamento de resíduos e ainda o aterro. A dimensão do lixo já enterrado é impressionante e revelador de como o aterro está a encher a um ritmo superior ao que era expectável.

José Manuel Silva recordou ainda o seu compromisso com o ambiente e com a estratégia do “lixo zero”, que estimula a economia circular.