Dependente de um estatuto único, o Exploratório – Centro de Ciência Viva tem feito, nos últimos anos, um percurso de grande afirmação na área em que se insere. 

A possibilidade Coimbra ser um laboratório de políticas autárquicas para a educação na ciência, sobretudo no pré-escolar e no primeiro ciclo, ou a possibilidade de o Exploratório ser convertido num equipamento municipal, foram alguns dos desafios lançados por Paulo Trincão (da direção do Exploratório) à coligação Juntos Somos Coimbra, e que deixaram José Manuel Silva entusiasmado.

O Exploratório é uma associação privada sem fins lucrativos, que no ano 2000 foi declarada instituição de utilidade pública. Após as últimas duas décadas e meia de atuação ao serviço da comunidade regional, o Exploratório assume neste momento uma fase fundamental, marcada pelo alargamento do âmbito de atuação a públicos diferenciados e por uma escala de funcionamento ampliada.

A comitiva teve a oportunidade de visitar a exposição “Bichos Articulados” e o candidato José Manuel Silva ficou encantado com os bichos-pau, uma espécie em que as fêmeas se autorreproduzem… 🐜🦗🕷🦟