A mega coligação efetuou recentemente dois encontros com Associações de Moradores, localizadas na Freguesia de Santo António dos Olivais. José Manuel Silva e uma comitiva da candidatura Juntos Somos Santo António dos Olivais, liderada por Francisco Rodeiro, reuniram com a Associação de Moradores do Bairro da Fonte do Castanheiro e com a Associação de Moradores de S. José.
Do encontro com a Associação de Moradores do Bairro da Fonte do Castanheiro, destaca-se o enorme sentimento de alívio dos moradores por finalmente a requalificação deste Bairro ir avançar. Para José Manuel Silva “é incompreensível que haja tantas casas abandonadas e degradadas no Bairro, algumas há 20 anos, com uma lista de espera de habitação social tão grande”. Nesse sentido, também a mega coligação mostrou a sua satisfação por finalmente se avançar com a requalificação deste bairro, fazendo votos de que aconteça rapidamente.
A falta de limpeza e manutenção, sobretudo dos espaços verdes, a substituição da iluminação atual por iluminação LED, a substituição de ecopontos e contentores por ilhas ecológicas e a vontade de alguns moradores de adquirirem as casas onde residem foram alguns dos tópicos debatidos e que a Associação já deu conta à autarquia, mas dos quais ainda não teve qualquer resposta. Recorde-se que, já no final de julho, a mega coligação já tinha visitado o Bairro, que acolhe entre 140 e 150 moradores, divididos em 65 famílias.
Já a reunião com a Associação de Moradores de São José, onde também participou um elemento da Associação de Moradores da Quinta da Nora, fez lembrar um verdadeiro fórum de democracia. Em espaço exterior, entre os dois prédios da responsabilidade da Associação de Moradores, com cadeiras dispostas em círculo, elementos da Associação de Moradores e elementos da comitiva da mega coligação, participaram num saudável e democrático debate sobre os problemas daquela zona e algumas das questões que são extrapoladas para o resta da cidade e do concelho. Tal como avançou José Manuel Silva este é o modelo que a mega coligação pretende aplicar, promovendo uma “governação transparente e de proximidade”. Para tal, a coligação Juntos Somos Coimbra irá transmitir todas as Reuniões de Câmara online e irá levar as reuniões do Executivo a todas as freguesias do concelho.
A falta de limpeza, a falta de policiamento, o depósito constante de monos, a marcação de estacionamento inexistente ou ainda as caleiras das árvores em mau estado foram alguns dos problemas levantados pela Associação de Moradores. José Manuel Silva e Francisco Rodeiro fizeram questão de lembrar o DL 57/2019 relativo à descentralização de competências. Com o reforço de meios transferidos pela autarquia, “as freguesias poderão responder mais e melhor em relação aos anseios que os munícipes da sua área de influência possam ter”, sublinhou José Manuel Silva.