José Manuel Silva, acompanhado de uma comitiva da mega coligação Juntos Somos Coimbra, reuniu-se no com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, onde também marcaram presença representantes do Centro Saudável – Associação Juntos Pela Saúde No Centro.

O desinvestimento da saúde em Coimbra foi o tema fulcral deste encontro, onde o futuro do Hospital dos Covões e das maternidades foi incontornável.  Segundo José Manuel Silva, “é necessário um plano estratégico para a saúde no concelho”. Esse plano deve partir do Governo central e deve ter o escrutínio de Coimbra. José Manuel Silva referiu ainda que Coimbra deve ter um serviço de neonatologia e obstetrícia “que ombreie” com os de Lisboa e Porto. Em relação à maternidade foi referida a “emergência” de se encontrar uma solução que garante a segurança das grávidas e das crianças.

Carlos Cortes questionou ainda a candidatura sobre as medidas para a promoção de saúde no concelho e José Manuel Silva destacou algumas das medidas do programa político: “Introduzir o conceito de ‘Saúde em todas as políticas camarárias’, no sentido da preocupação com a saúde física, mental e social das pessoas e animais, influenciar as decisões a serem tomadas, com particular atenção às questões sociais, ambientais e de mobilidade que dependem diretamente do município”.