A coligação Juntos Somos Coimbra reuniu com a Direção da Casa dos Pobres de Coimbra, “uma instituição emblemática do concelho”, tal como referiu José Manuel Silva. O candidato à presidência da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) fez questão de destacar o importante papel social desempenhado ao longo dos mais de 80 anos de existência da instituição. 

O acréscimo de custos e das dificuldades devido à pandemia COVID-19; o projeto de ampliação para as novas instalações, com o lançamento do concurso a sair em breve; ou as ajudas que recebem (e que vão sendo cada vez menos) foram alguns dos tópicos abordados na conversa. José Manuel Silva sublinhou que os apoios têm diminuído porque também o tecido empresarial tem decaído em Coimbra. 

A Direção da Casa dos Pobres destacou ainda a importante ligação que tem com outras IPSS, como é o caso da APCC ou da ACAPO, sobretudo na integração de utentes destas instituições no quadro de pessoal da Casa dos Pobres. “Somos apoiados e também apoiamos”, sublinharam os representantes da Direção, para explicar o “espírito” da instituição.