O Centro de Bem-Estar Social da Sagrada Família lamenta a ausência de apoio por parte da CMC.
Recentemente, o candidato pela coligação Juntos Somos Coimbra à presidência da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, visitou o Centro de Bem Estar Social da Sagrada Família , na Conchada, que serve perto de 200 crianças. Com esta visita, acompanhada pelo presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco, foi possível apreciar a qualidade do Centro, a dedicação dos profissionais, os cuidados na prevenção da COVID-19, o relevante serviço social que presta à comunidade em que está inserido e a importante e simbiótica relação com a escola EB1 da Conchada.
No entanto, houve também espaço para ouvir o lamento da ausência de apoio da CMC para fazer face às dificuldades e despesas acrescidas da pandemia. O mais surpreendente foi o facto do Centro, por pretender dar apoio de proximidade à Escola da Conchada, estar a ser discriminado pela coligação PS-PCP. O valor que desde há vários anos a Sagrada Família recebe da CMC por almoço escolar é apenas de 2,15 euros, quando a despesa real calculada é de 3,10 euros, pelo que, até à data, neste ano letivo, já acumularam um prejuízo superior a sete mil euros.
Nesse sentido, José Manuel Silva já instou a Câmara a corrigir os valores do almoço na EB1 da Conchada para o próximo ano letivo, considerando ainda de toda a justiça que a CMC atribua um apoio financeiro extra à Sagrada Família, compensatório das perdas registadas, que foram agravadas pela pandemia COVID-19, com as devidas justificações legais.