O quarto dia de campanha da coligação Juntos Somos Coimbra arrancou cedo a partir do Mercado Municipal D. Pedro V. Entre bandeiras coloridas e gritos por Coimbra e por José Manuel Silva vindos da juventude da coligação, a grande comitiva passou por todas as bancas do mercado para apresentar a candidatura e ouvir os anseios de todas as pessoas com que se cruzava.

Nas interações que foi estabelecendo com os comerciantes, José Manuel Silva ouviu um descontentamento generalizado em relação ao atual estado da Baixa. O candidato fez questão de recordar que a ausência de pessoas na Baixa está associada à perda demográfica que o concelho tem vindo a sofrer. “É preciso mais investimento, mais empresas, mais emprego”, reafirmou. Já para a Baixa da cidade, José Manuel Silva destacou algumas das propostas plasmadas no programa da coligação: a colocação de imóveis no mercado de arrendamento a custos controlados; a construção de uma residência universitária e uma sala de estudo a funcionar 24 horas por dia; o Pátio da Inquisição totalmente dedicado à cultura; um Story Centre de Coimbra; e ainda um plano de recuperação para dinamizar e dar a conhecer o património da Rua da Sofia.

As obras de requalificação do mercado foram outro do tema de várias conversas entre José Manuel Silva e diversos comerciantes e a conclusão foi geral: as obras são claramente insuficientes para a dinamização expectável do mercado. Também as rendas elevadas para a ocupação das lojas foi outra das questões levantada pelos comerciantes.