José Manuel Silva, acompanhado de uma comitiva da coligação Juntos Somos Coimbra, visitou o Centro de Artes Visuais (CAV), guiado pelo Diretor do CAV, Albano Silva Pereira, na passada sexta-feira.

O Centro de Artes Visuais apresenta-se como a nova vocação dos Encontros de Fotografia, um festival histórico e incontornável da cidade, e que se afirmou como o principal divulgador da fotografia no país nas décadas de 80 e 90.

Depois da visita às exposições do Centro, houve tempo para uma longa conversa. O atual estado do setor cultural da cidade foi o grande tópico de conversa entre Albano Silva Pereira e José Manuel Silva. Uma programação cultural pedagógica em estreita colaboração com as escolas do concelho pode ser decisiva, bem como a internacionalização das estruturas culturais diferenciadoras, como é exemplo o CAV. E para tal será fundamental “um trabalho concertado entre o município e as instituições”, tal como referiu José Manuel Silva.

O financiamento cultural ao CAV foi outro tema em análise. Segundo Albano Silva Pereira, a instituição “arrancou muito bem” mas nos últimos anos têm “sobrevivido” face aos sucessivos desinvestimentos de que tem sido alvo. A gestão do património do Pátio da Inquisição, onde está sediado o CAV, foi outro dos temas debatidos por Albano Silva Pereira e José Manuel Silva. A propósito, José Manuel Silva fez questão de divulgar uma das 112 medidas da coligação Juntos Somos Coimbra: “Devotar as instalações e espaços municipais do Pátio da Inquisição a um grande polo vivo, diurno e noturno, de cultura e artes, com foco nas indústrias criativas.”